Jovens do Morro se mobilizam contra homofobia

Evento chama atenção para os crimes contra homossexuais em Recife

Adriana Amâncio
 

Dia 21, o Morro da Conceição será o Morro contra a Homofobia. Nesta data, jovens do grupo Quebra Kabeça realizam mais uma edição do evento Sexta na Praça e, desta vez, chamam atenção para a homofobia e os assassinatos de homossexuais em Recife. Recentemente a comunidade perdeu um dos integrantes da quadrilha Junina Tradição, o transexual Lorena Layala. A vítima, de 27 anos, foi encontrada morta, às margens da PE22, em Paulista, no Grande Recife, no último dia 13. Segundo Marilia Santos, integrante do Quebra Kabeça, assim como Lorena, muitos homossexuais são vítimas de crimes de ódio em Pernambuco. “Muitos homossexuais são vítimas de crimes motivados pela homofobia. Além disso, no dia a dia, milhares de pessoas sofrem diversas formas de violência por causa da sua orientação sexual”, alerta a jovem.
De acordo com dados do Fórum LGBT de Pernambuco, só este ano, 89 homossexuais foram assassinados no Estado. De acordo com lideranças do Fórum, os dados são subnotificados, pois a contagem é feita a partir das notícias divulgadas pela mídia. Para defender a diversidade, a Sexta na Praça contará com várias atrações culturais. Apresentam-se no evento, os grupos Coco Virado, Mestre Reizinho e a Tribo de Raiz, a banda de reggae Estado Civil, o balé Multicultural do Recife dentre outras atrações. A noite terá ainda apresentações de drag queens e show de transformistas.
A mobilização reivindica o respeito à livre orientação sexual e a aplicação da lei municipal 16.780, que criminaliza o preconceito contra gays, transexuais e transgêneros. A legislação completa 10 anos em 2012. “Pernambuco é o sexto estado no Brasil onde mais se matam homossexuais. Isto é um absurdo! Uma falta de respeito aos Direitos Humanos”, indigna-se Marília. A Sexta na Praça acontece na Praça do Morro da Conceição, às 19h.

0 comentários: