Blogs na ativa


Caique Rago
jcaiqquerf@gmail.com


Hoje em dia vemos várias pessoas usando ferramentas grátis da Internet para se comunicar. Os blogs, por exemplo, é uma ferramenta livre que algumas empresas disponibilizam esse serviço, que, sendo usado de uma forma estratégica, podemos mudar um montão de coisa a partir da informação.

Blog é uma contração de WEB LOG, isso é, uma rede de alcance mundial de informação rápida. Como já se sabe, o serviço é grátis, e devemos nos concentrar bastante no que queremos, em relação ao conteúdo. Todos nós devemos ter responsabilidade social, na verdade, quem não quer uma vida melhor pra si e do coletivo? Devemos sempre promover os princípios artísticos, informativos e cultural, esse é o ponto de partida. Pode se falar do vizinho que produz artesanato, do grupo da igreja que discute o amor, um outro olhar sobre os temas já saturados, que ninguém mais aguenta escutar... São várias possibilidades de construir um blog com um conteúdo legal.

Muitas vezes pequenos detalhes podem fazer a diferença, nosso olhar crítico sobre as coisas que rolam no mundo é essencial para a propagação da mudança positiva. E o blog, em especial, é mais um lugar que você pode fazer isso. O negócio é acreditar no que você é capaz de fazer.
Antes, na déc. de 90 a galera dizia que se fizesse um site para o seu negócio poderia prosperar, e acontece ainda hoje, porém, tudo que se vê na Internet é voltado para o comercial. Não só na Internet, mas em todos os meios de comunicação( Rádio/ TV/ jornais). Podemos sim divulgar nossas empresas, negociar pela web, mas gente, temos que nos posicionar pra podermos mudar esse modelo de sociedade existe hoje.

O Blog é uma ferramenta de fácil manuseio, entre 10 pessoas, 7 sabem desenrolar. É fácil, fácil. Ele não só facilita na hora da publicação de conteúdo, quanto os usuários não precisa ter um conhecimento técnico. É facil demais, por que você ainda não fez um? Só tome cuidado com o conteúdo.

MANIFESTO JÁ PELA IMEDIATA CONVOCAÇÃO DA CONFERÊNCICA ESTADUAL DE COMUNICAÇÃO

No próximo dia 15 de setembro (terça-feira) , encerra-se o prazo concedido para que os poderes executivos estaduais convoquem as Conferências Estaduais de Comunicação, que são etapas fundamentais para a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que será realizada de 1 a 3 de dezembro em Brasília.

A convocação da 1ª Confecom, bem como de suas etapas estaduais e municipais, significam um importante avanço democrático no país, pois pela primeira vez no Brasil a sociedade e o governo poderão discutir ampla e democraticamente os meios de comunicação, as políticas de comunicação, a inclusão digital, o acesso à informação, o direito à comunicação, dentre outras importantes questões imprescindíveis para o aperfeiçoamento de um verdadeiro Estado democrático e de direito.
Em todo o Brasil, seis estados (Alagoas, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe) já convocaram as suas etapas estaduais. Etapas municipais/preparató rias estão acontecendo em vários lugares do país neste momento. Pernambuco é um dos estados em que a mobilização pró-conferência de comunicação é mais forte e a sociedade civil não-empresarial está mais organizada.
Desde março deste ano, a Comissão Pró-Conferência de Comunicação de Pernambuco, que reúne mais de 60 entidades, promove encontros formativos e plenárias para debater os temas da conferência, especialmente, sobre a conjuntura pernambucana. Além disso, a Comissão solicitou diversas vezes audiências com secretários do governo estadual, enviando documentos, propostas e pedidos de reunião. Mas, até o presente momento, não tivemos nenhuma resposta do compromisso desse governo com esse importante passo no sentido da democratização da comunicação e, conseqüentemente, da democracia no Estado de Pernambuco.
É neste sentido, que a Comissão Pernambucana Pró-Conferência Nacional de Comunicação, vem exigir do Governador Eduardo Campos a convocação imediata da etapa estadual desta Conferência.
Mediante o compromisso que o Governador tem com uma gestão democrática e progressista, na construção de um Pernambuco melhor, é inadmissível que a sociedade pernambucana seja privada de contribuir e de ser protagonista deste momento histórico pelo qual o país está passando.


Pela convocação imediata da Conferência Estadual de Comunicação!!!

Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação
Fórum Pernambucano de Comunicação
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Giral - Grupo de Informática, Comunicação e Ação Local
Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec)
Ventilador Cultural
Centro de Cultura Luis Freire - CCLF
Movimento nacional de Direitos Humanos - MNDH
Sinos - Organização para o Desenvolvimento da Comunicação Social
AMARC- Associação Mundial de Rádios Livres e Comunitárias
Fórum Permanente da Música de Pernambuco
Fórum de Mulheres de Pernambuco
Articulação de Mulheres Brasileiras
ETAPAS
Movimento Cultural Fazendo Arte
ASSENO
COMPASP - Comissão Pró-Arraial Sítio dos Pintos
Rádio Comunitária Conquista do Bairro de Dois Irmãos
Sindicato dos Radialistas de Pernambuco
FITERT- Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão
Auçuba – Comunicação e Educação
GTP+ Grupo de Trabalho em Prevenção Positiva
Agência de Notícias da Roda de Fogo
Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua
ABRAÇO - Associação Brasileira de Rádios Comunitárias
No PE do Ouvido Rádio Comunitária
GAJOP - Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares
Rede Solidária de Defesa Social
Jardim Sonoro
Gambiarra Imagens
AEPA - Associação de Estudos Projeto Atitude
Juventude Che Guevara
Flores Crew
Mangue Crew
Rede de Resistência Solidária
Grafiteiras BR
Grafiola
MASC - Mulheres Artesãs Semeando Cultura
Ação Jovem de Glória do Goitá
Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Pernambuco
Centro de Comunicação e Juventude
Grupo Quebra Kabeça
Coletivo Espectro Alternativo
CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
UBM - União Brasileira de Mulheres /Pernambuco
UJS - União da Juventude Socialista
Sintepe - Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco
Cuca da UNE
Sinpro - Sindicato dos Professores de Pernambuco
UEP - União dos Estudantes de Pernambuco
UMES - União Metropolitana de Estudantes Secundaristas
Diálogos
Rádio Amparo FM Comunitária
Gabinete do Vereador Luciano Siqueira - PCdoB

Atenção!


No brasil muitas mulheres vão para Europa em busca de sonho, mas encontram uma vida sub-humana onde viram refém de uma máfia, que tiram seus passaporte transformando suas vidas em uma história de medo, lágrima e terror.
Ainda que, a policia tente acabar com Tráfico de Pessoas ele é 3° maior crime com movimentação de dinheiro no mundo, transformando-a assim pessoas em comércio. um dos fatores que favorece este fato é pobreza e a falta de conhecimento, sobre determinadas coisas que vem ocorrendo em meio a crise econômica.
As pessoas sonham em construir um futuro na Europa mais, chegando lá a realidade é bem diferente o dinheiro fala mais alto pois, as condições do nosso país são tão precárias que as vezes muitas pessoas fazem essa rota ao destino de felicidade fora do país e acaba transformando-a em um pesadelo pois, sua vida sexual vai ser bem explorada.
É por isso que nos todos temos que ter mais responsabilidade e consciência na hora que surgir essas oportunidades e nos informar para que não possamos ser mais uma vítima do Tráfico de Pessoas.
As pessoas devem se conscientizar que qualquer descuido
pode ser o fim de sua LIBERDADE!


Esse texto foi construído a parti de fragmento de trabalhos que foram desenvolvidos em uma oficina sobre Tráfico de Pessoas
com jovens do Morro da Conceição.
realizado pelo Grupo Quebra Kabeça

Marilia Gabriela
Grupo Quebra Kabeça
mariliagabix@

Primeira Plenária LGBT no orçamento participativo

A primeira plenária do segmento LGBT foi de grande importância na cidade do Recife com muita irreverencia, glamour, poesia e discursos político em relação as políticas públicas. Um marco para história politica da cidade é a validação da luta do movimento que vem abrindo caminhos para discussão.
Vários questionamentos foram levantados pelas pessoas que lá estavam presente, um dos pontos foi s sustentabilidade, geração de renda, produção cultural entre outros.

Qual importância desse momento para o movimento LGBT

“Os caminhos estão abrindo, e o movimento LGBT está ampliando e a quadrilha está sendo reconhecida em nosso Estado.
Sempre lutar e dizer não ao preconceito das pessoas”

leonora Derasllan componente da Quadrilha Junina Sem Prequita
de Jardim Paulista

Nova turma no Centro de Comunicação e Juventude




Na manhã desta quinta-feira, 05 de agosto, depois de todo um processo de planejamento, sensibilização e seleção novos jovens começam a compor a turma de 2009 do centro, com aula inaugural na qual teve objetivo de falar um pouco da proposta do centro, perspectivas para esse ano e próximo. A manha foi muito agradável, pois, as juventudes estar engajada em aprender junto conosco que fazemos parte desta grande gestão
Foi muito legal ver as juventudes mobilizadas e interessadas em fortalecer suas comunidades através do CCJ. Acreditamos no grande potência das comunidades seja, culturalmente como politicamente em sua organização popular, não abrimos mão de, estar fortalecendo e levando uma comunicação justa e democrática. É bastante importante essa característica do CCJ, pois, essa vivência popular diversificada é que faz a diferença para aquisição de conhecimento.
Para engrandecer mais essa rede além, das comunidades que já faziam parte chegaram outras são elas: Ibura, Nova Descoberta, chão de Estrelas, Alto José Bonifácio, V8, Pacheco, Caixad'agua, e Bomba do Hemetério. Sonhos e discursos políticos foram vivenciados nesse curto tempo que tivemos essa caminhada só estar começando o nosso caminho estamos construindo.



Marília Gabriela
mariliagabix@yahoo.com.br

Mostra Pernambucana Teatro do Oprimido de Ponto a ponto

Na praça da Varzea


CCJ PROMOVE UM EVENTO




"http://WWW.CCJRECIFE.ORG.BR">

Sexta na Praça

Fwd: O CCJ ABRE EDITAL DE SELEÇÃO PARA EDUCADOR EM 2009



---------- Forwarded message ----------
From: Caique Rago <jcaiqquerf@gmail.com>
Date: 2009/5/29
Subject: O CCJ ABRE EDITAL DE SELEÇÃO PARA EDUCADOR EM 2009
To: fopecom@yahoogrupos.com.br


O CCJ – Centro de Comunicação e Juventudes abre seleção para a vaga de educador
social para desenvolver ações educativas com jovens do meio popular urbano.
Atualmente o CCJ realiza atividades no campo da formação/capacitação de jovens nas
linguagens de comunicação favorecendo a capacitação técnica, estimulando a formação
de incubadoras produtivas no campo da comunicação e a participação nos espaços de
discussões, proposições e controle das políticas públicas voltadas para juventude e
comunicação.
O trabalho é realizado em parceria com 09 entidades/ grupos (Diaconia, Equip, UFPE
Pé no Chão, Quebra Kabeça, Peixearte, Cabeça Ativa, Mangue Crew, Igreja Luterana)
que desenvolvem ações em comunidades da região metropolitana do Recife. A parceria
visa o fortalecimento dos grupos juvenis constituídos nos projetos dos parceiros.

Mais informações no site: www.ccjrecife.org.br

OBS. REPASSEM, POR FAVOR
--
 Caique Rago
81 8656-6452

www.ccjrecife.org.br
espectroalternativo.blogspot.com



--
 Caique Rago
81 8656-6452

www.ccjrecife.org.br
espectroalternativo.blogspot.com

Governo reduz orçamento do evento em R$ 6 milhões e compromete realização

Mariana Martins - Observatório do Direito à Comunicação*
28.05.2009

Dos R$ 8,2 milhões previstos para a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), estão assegurados apenas R$ 1,6 milhão. A drástica redução, registrada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 12 de maio, é resultado de um amplo remanejamento promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A medida, segundo integrantes da Comissão Nacional Pró-Conferência, compromete a realização da Confecom, com etapa nacional marcada para dezembro deste ano.

A decisão está expressa em decreto presidencial publicado no dia 11 de maio que prevê crédito suplementar no valor de pouco mais de R$ 688 milhões para diversos órgãos do Poder Executivo. O decreto determina que os recursos necessários à abertura do crédito suplementar decorrerão da anulação parcial de dotações orçamentárias.

Entre as rubricas atingidas está aquela referente ao apóio à realização de Conferências Estaduais e Nacional de Comunicação Social, reduzida em R$ 6,5 milhões. O decreto, contudo, não indica o destino das verbas remanejadas. De acordo com o consultor jurídico do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara, a equipe da pasta já reivindicou junto ao Ministério do Planejamento a recomposição das dotações inicialmente definidas, obtendo sinalização positiva da Secretaria de Orçamento Federal neste sentido.

“Não acredito que este corte vá se manter. É uma decisão do presidente Lula realizar a Conferência, que só ocorrerá se assegurado o montante suficiente de recursos por parte do governo federal”, afirma Bechara. Contudo, não há, até agora, garantia de se tal revisão do corte será feita e nem quando ela ocorrerá.

Risco de inviabilização

Para a Deputada Federal Luiza Erundina (PSB-SP), o corte é um sinal de resistência ao êxito da Confecom. “Há uma enorme má vontade e uma indisposição para a realização da Conferência. O atraso na convocação e a falta de esforços para agilizar o processo nos estados já é um fator muito negativo, agora esse corte pode comprometer as expectativas da sociedade civil, que é a grande responsável pela convocação dessa Conferência”, analisa.

Erundina lembra ainda que o valor definido na Lei Orçamentária de 2009 já era resultado de uma redução em relação à emenda proposta pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara (CCTCI). “Inicialmente eram R$ 10 milhões. Nas discussões, reduziram para os R$ 8,2 milhões, com uma verba complementar aí de R$ 300 mil, totalizando R$ 8,5 milhões”, lembra.

Para a deputada, o corte surpreende por ter sido o mais considerável dentre os realizados pelo Ministério do Planejamento. “Isso pode implicar a redução no número de delegados, é um atentado ao caráter mais amplo e democrático que poderia ter a Confecom”, alerta.

Ainda mais pessimista é a avaliação de Carolina Ribeiro, do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, entidade que faz parte da Comissão Nacional Pró-Conferência (CNPC). Carolina diz que a redução é absurda e que essa verba é insuficiente para realizar uma conferência nacional. “Sabe-se que isso inviabiliza a Confecom. A Conferência Nacional de Direitos Humanos, que teve um orçamento muito enxuto, contou com R$ 3 milhões. Com menos do que isso é impossível fazer uma conferência democrática e participativa”, reclama.

Ainda de acordo com Luiza Erundina, as entidades que compõem a Comissão Nacional Pró-Conferência precisam se mobilizar urgentemente para fazer pressão junto ao governo federal e a parlamentares que defendem a Conferência para reivindicar mudanças. “A sociedade civil não pode se calar. Tem que fazer pressão para conseguir reverter esse quadro. Essa é uma decisão política e, portanto, deve-se tentar mudar o quanto antes”, defende.

* Colaborou Jonas Valente

Evento Sexta na Praça leva música, dança e cinema ao Morro da Conceição




por Raquel Santana

O Grupo Quebra Kabeça, formado por jovens do Morro da Conceição, promoverá na próxima sexta (22 de maio), na Praça do Morro da Conceição, mais uma "Sexta na Praça". O tema dessa edição, que começará às 19h, é Gênero e Sexualidade, que será discutido a partir da apresentação de um slide sobre a temática.


A programação cultural contará com a Companhia de Dança Tradição, o Grupo de Percussão do Morro da Conceição e a banda Casas Populares da BR 232. Haverá também o lançamento do vídeo Morro da Conceição: festa, fé e devoção. Realizado por jovens do Centro de Comunicação e Juventude - CCJ, o vídeo mostra aspectos religiosos e profanos da festa religiosa mais popular da cidade do Recife através de imagens da festa e depoimentos de moradores e pessoas que são referência para a comunidade.


Programação da Sexta na Praça (22/05, a partir das 19h, na Praça do Morro da Conceição):


1° momento: Boas vindas e introdução da Sexta na Praça

2° momento; Grupo percussivo do Morro da Conceição/ O que é o CCJ

3° momento: Compahia de Dança Tradição

4° momento: Apresentação de slide sobre gênero e sexualidade, seguido de debate

5° momento: Casas Populares da BR 232

6° momento: video Morro da Conceição: festa, fé e devoção

Sesc Casa Amarela - Mostra "O Velho Cinema Novo" (Hoje e Sábado, 08 e 09.05)

É decreto a Conferência Nacional de Comunicação - CONFECOM


por Caique Rago

As conferências no brasil, de modo geral, servem para contribuir na descentralização das decisões do poder público, ou seja, é um tipo de controle social que serve para monitorar e avaliar certa política publica.
Depois de muita pressão da povo brasileiro que discute a comunicação, o Presidente, Lula, decretou a convocação da sociedade para uma conferência na área de comunicação. Esta e outras conferências tem várias etapas, a municipal, estadual, distrital e nacional. Dentro das primeiras etapas, serão escolhidos delegados representantes da sociedade civil para está participando na construção, conferindo na deliberação das propostas. Durante as conferências são construídas várias propostas e isso é o que dificulta na conclusão dos objetivos, deixando-nos ainda mais longe das nossas expectativas.
No decreto, a CONFECOM -Conferência Nacional de Comunicação- após as etapas estaduais, acontecerá em Brasília, onde o Ministério das Comunicações estará como coordenação da conferência, com a colaboração dos Ministros de Estado Chefe da Secretaria Geral e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República na organização da CONFECOM.
Este decreto entrou em vigor no dia de sua publicação, dia 16 de Abril de 2009.
A esperada conferência foi decretada, sim, agora faça a sua parte. Entre nessa discussão, pois a comunicação de todos e para todos.


Aproveitando, faço o convite. Vamos participar! É PE se mobilizando com o II Encontro Pró-Conferência de Comunicação.
clique para ampliar

Video Institucional do CEA

Jovens do Centro de Comunicação e Juventude no Encontro Estadual do Festival da Juventude

Por Marília Gabriela
mariliagabix@yahoo.com.br


Entre os dias 4 e 5 de abril foi realizado, o encontro estadual do Festival da Juventude, no município de Lagoa de Taenga , estavam presentes jovens das diferentes regiões de Pernambuco. Integrantes que fazem parte do Centro de Comunicação e juventude facilitaram uma oficina a qual, o tema debatido foi Mídia e Juventude. Uma vez que, o Centro vem discutido e participando dos espaços em prol da Comunicação como Direito Humano, levantando a bandeira da Democratização. O interessante foi que, o dialogo foi muito produtivo, pois foram jovens debatendo com jovens, “uma temática que precisar ser mais trabalhada porque é pouco comentada” Jovem Educadora do Giral. Também foi muito ressaltado pelos jovens a integração, dialogo, troca de experiências com pessoas do sertão. Conforme, os depoimentos dos participantes a dinâmica foi boa, pois foi construída em conjunto, ou seja, coletivamente os facilitadores foram um meio para enriquecer o dialogo proposto. Contudo foi uma grande experiência e conquista para o centro na sua visibilidade e divulgação das suas ações. Sem esquecer a autonomia e responsabilidade dos facilitadores que fizeram da oficina um espaço de discussão política e pedagógica.


“Experiência boa, construir junto, gosto muito apesar do cansaço da viagem. Parabenizo a todos deram conta do conteúdo e me sinto realizada” Jovem estudante de Afogados da Ingazeira.

O que é ser uma sociedade midiada?


por Caique Rago
Acabaram os tempos de conversas nas calçadas, todo tipo de "papo" que existia agora é sobre o que passa nos grande veículos de comunicação comercias (TVS/ Rádios/Jornais), isto é, nossa sociedade é midiada, pois nós estamos sempre submisso ao que se publica. A mídia forma nossos conceitos, nossas conversas, mesmo sem percaber, mas grande parte da pupolação deixaram de se falar pelas ruas e esquinas, por conta da manipulação feitas pela maioria das emissoras, que é reproduzida voluntariamente pela sociedade.
Já sabemos que mídia tem grande poder de manipulação, e se tem esse poder, por que não utiliza-lo para a transformação positiva do mundo em que vivemos?
Junte-se a nós nesse movimento pela democratização da comunicação para, enfim, conseguirmos a tão sonhada transformação social...
Mas, como fazer isso?
- Não dê atenção aos vários programas de televisão que violam os valores éticos das pessoas.
-Produza todo tipo de mídia, ou seja, vídeos; fanzines; blogs; fotografias; cante;desenhe;faça teatro; faça grafitagem; grite se for preciso, mas nunca fique em silêncio.

Realizado o 1º Encontro Estadual Pró-Conferência de Comunicação

Por Marília Gabriela e Caique Rago
No dia 26 de março foi realizada a Pró-conferência de Comunicação, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (SINDSEPE) realizado pelo Fórum de Comunicação de Pernambuco (FOPECOM). Estava presente a sociedade civil organizada, grupos e instituições que estão na luta pela Democratização da Comunicação, além do mais, foi composta uma mesa acerca dos temas a serem discutidos: Contexto da Comunicação no Brasil e em Pernambuco, por Edgar Rebouças, professor da UFPE; Conferência (Instrumento de Controle e Participação Social), por André Araripe, Centro de Cultura Luiz Freire; Contexto da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, por Rosário Pompéia.
Mesmo sem o Decreto para realização da Conferência Nacional de Comunicação, a sociedade civil pernambucana se organiza em prol de tal, foi um encontro de grande importância para o Estado, pois diversas conferências já foram realizadas, e por que não uma de comunicação, para construir, planejar, monitorar e avaliar as Políticas Públicas de Comunicação?
Desde então, depois de muita luta da sociedade civil, o Governo Federal anuncia, que estará realizando até o fim deste ano (2009) em Brasília, a tão esperada Conferência Nacional de Comunicação.
De fato, é muito importante a participação da sociedade na construção dessa conferência, pois a comunicação é um direito de todos e é com ela que vamos em busca de uma certa melhoria em nosso contexto político-social.

Encontro Estadual Pró-Conferência de Comunicação


Depois de muita luta da sociedade civil, o Governo Federal anunciou, que estará realizando, até o final de 2009, a Conferência Nacional de Comunicação. Nesse sentido, o Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM) realizará um Encontro Estadual Pró-Conferência de Comunicação, no dia 26 de março de 2009, com a finalidade de iniciar a articulação com a sociedade civil para a criação de uma comissão local Pró-Conferência Municipal(Metropolitana) e Estadual de Comunicação.

Encontro Bimestral - Sábado de Reflexão



por Caique Rago
Era 10h no centro da cidade (Recife), mais precisamente às margens do Parque Treze de Maio na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, que nós, os participantes do Coletivo Espectro Alternativo (CEA), tivemos a oportunidade de se encontrar depois de seis meses de reuniões virtuais.
De acordo com a necessidade de reconstrução da proposta do CEA, foi pensado um momento em que nós pudéssemos reafirmar a identidade na temática do Direito Humano à Comunicação. Foi um dia positivo para o grupo, pois toda estrutura foi repensada, mas infelizmente não contamos com a presença da Ilma. Natália Paraíso, por motivos pessoais.
Além de sermos uma organização que produz mídias alternativas, passamos a apoiar e desenvolver atividades sócio-educativas, na qual vamos fortalecer outras organizações juvenis e instituições. Agora o CEA está a mil, cheio de novidades: Jornais informativos, cartilhas, novas parcerias e uma exposição fotográfica semi-pronta(em breve publicaremos), inclusive, passamos o resto do dia divulgando um pouco o CEA, enquanto fotografávamos.Esse dia, foi um dos milhares encontros para conseguirmos estruturar nosso Coletivo para que, enfim possamos mudar este atual caos na comunicação e no mundo.

A mudança da mulher

por Marília Gabriela
mariliagabix@yahoo.com.br



A mulher sempre foi vista como mãe, esposa e companheira, pois é muito difícil a sociedade admitir a idéia da mulher ir em busca da sua da sua integração, além do mais,essa falta de integração teve grandes influências do passado com a repressão dos pais.
De modo que a criação diferente entre homem e mulher, dificultava as chances no avanço de opiniões, idéias e práticas. Mesmo assim com todos os entraves, elas não desistiram de ir em busca do seu espaço, com tudo isso elas conseguiram atingir grandes posições em todos os ramos. Obtendo tanto sucesso profissional quanto familiar, ou seja, a mulher mudou em relação à só ser dona de casa, podendo conciliar em ser mãe, esposa, e companheira.
Como também, disputar seu espaço lá fora com o homem, todos os ramos profissionais que cabe a ela sua disponibilidade.
Abrindo possibilidades, para aquelas que têm medo e sofre o preconceito, em relação à falta de confiança na mulher, achando que ela não é capaz de assumir um cargo de responsabilidade. Pois, temos vários exemplos que conseguiram de muitas que conseguiram vencer esse preconceito.

3ª Edição do Fórum Social da Juventude vai acontecer no RS


3ª Edição do Fórum Social da Juventude vai acontecer no RS

As 2 edições anteriores do FSJ ocorreram em Santa Catarina, em Florianópolis

http://www.ciranda.net/spip/IMG/cache-200x99/arton2812-200x99.jpg

A 3ª edição do Fórum Social da Juventude vai acontecer de 13 até 16 de Julho\2009 no Parque da Fenavinho em Bento Gonçalves\RS. O Fórum Social da Juventude - FSJ é um evento integrante das atividades do Fórum Social Mundial, voltado para debater temas da juventude planetária.

As 2 edições anteriores do FSJ ocorreram em Santa Catarina, em Florianópolis, com a presença de diversas personalidades nacionais e internacionais. A 3ª edição do Fórum Social da Juventude possui o apoio institucional da Prefeitura de Bento Gonçalves, ONGs nacionais e internacionais e parlamentares do Sul.

A expectativa do Comitê Geral Executivo de organização é que entre 2 a 3 mil pessoas, do Brasil e exterior, participem do evento em Bento Gonçalves em julho\2009, e que o evento movimente intensamente o setor de turismo da região, gere trabalho e renda para associações comunitárias, entidades sociais, pequenos empreendimentos, integrantes da economia solidária, artesãos, entre outros segmentos da sociedade civil organizada.

“O nosso sonho de realização do FSJ 2009 no RS estamos construindo coletivamente. Desejamos que todas as entidades estudantis, de juventude, culturais, sociais, ambientais, comunitárias, do RS, Brasil e Planeta, possam colaborar ativamente na construção e realização deste grande evento internacional em Bento Gonçalves”, afirma Luciano Dorneles, coordenador do Comitê Geral Executivo de organização e realização do FSJ 2009.

O FSJ é um evento com foco na juventude, estudantes, educadores, comunidades, baseado em palestras, debates públicos, seminários, reuniões e eventos culturais, todos acontecendo em Bento Gonçalves\RS.

A 3ª edição do FSJ possui objetivos de reflexão e debates em 3 Eixos principais:

- Educação e Cidadania;

- Integração Cultural Planetária e Diversidades;

- Meio Ambiente e Mobilidade Social;

“Um Outro Mundo Possível” vai estar em construção coletiva em Bento Gonçalves e RS a partir de julho\2009.

COMITÊ GERAL EXECUTIVO DO FÓRUM SOCIAL DA JUVENTUDE 2009

Fones de Contato: 48 8148-5042(RS) ou 48 9998-2201(SC) - Luciano Dorneles - Coordenador do Comitê Geral Executivo

Site Oficial: www.forumsocialdajuventude.com.br

500 anos e poucos do Brasil



por Caique Rago
jcaiqquerf@gmail.com
Foi mais ou menos ha uns 500 anos que uns europeus aqui no Brasil chegaram, encontrando nativos que tinham seus valores e crenças. Assim que a cultura brasileira foi e ainda está sendo criada por várias etnias. Hoje temos uma mistura linda, variadas raças, vasta linguagem, músicas, danças e religiões.

Nossa cultura é bastante rica, porém, pouco valorizada por nós mesmos, não somente pelos corruptos políticos. A corrupção está à solta por aí. Não devemos desconsiderar nossa terra dizendo que ela é uma porcaria. Porcaria quem é e faz são pessoas.

Como diz uma música de uma banda pernambucana, Mandracatu, "Nosso país tá muito americanizado...", não que o EUA seja ruim, o caso é que esquecendo de nossas raízes. "... É shopping center, star, outdoor, oxente minha gente vamos falar português." E por que não centro de vendas, estrela, grande propaganda? Hoje em dia o mundo é que influi em nossas vidas, acabando com nossos princípios.

Devemos nos unir se realmente queremos um país econômicamente impulsonado através de nossa cultura e não por sermos uma xerox do EUA. Temos de criar um mundo mais realista, de pé no chão com contato na cultura brasileira, independentemente de cor, ideologia, porque nós brasileiros, além de tantas pluralidades, somos um só, querendo ou não.

Caravana de Comunicação e Juventude

No período entre os dias 19 e 30 de janeiro dois participantes do Coletivo Espectro Alternativo, Caíque Rago e Marília Gabriela, foram representando o Centro de Comunicação e Juventudes na Caravana de Comunicação e Juventudes rumo ao Fórum Social Mundial 2009 em Belém-PA. A Caravana é composta pela juventude nordestina dos estados de CE, PE, BH e PI, cada estado teve uma missão de parar no seu interior. A caravana além de seu poder de juntar a juventude politizada afim do bem comum, teve também o poder de transformar cada um que participou e causou uma visão mais apurada do mundo em que vivem. Foi por um mundo melhor que jovens deixaram suas cidades, seus compromissos e saíram pela estrada transformando e informando os direitos e deveres, mostrando a realidade da vida e deixando uma mensagem: "Outro mundo é possível!".
Por Caique Rago