É decreto a Conferência Nacional de Comunicação - CONFECOM


por Caique Rago

As conferências no brasil, de modo geral, servem para contribuir na descentralização das decisões do poder público, ou seja, é um tipo de controle social que serve para monitorar e avaliar certa política publica.
Depois de muita pressão da povo brasileiro que discute a comunicação, o Presidente, Lula, decretou a convocação da sociedade para uma conferência na área de comunicação. Esta e outras conferências tem várias etapas, a municipal, estadual, distrital e nacional. Dentro das primeiras etapas, serão escolhidos delegados representantes da sociedade civil para está participando na construção, conferindo na deliberação das propostas. Durante as conferências são construídas várias propostas e isso é o que dificulta na conclusão dos objetivos, deixando-nos ainda mais longe das nossas expectativas.
No decreto, a CONFECOM -Conferência Nacional de Comunicação- após as etapas estaduais, acontecerá em Brasília, onde o Ministério das Comunicações estará como coordenação da conferência, com a colaboração dos Ministros de Estado Chefe da Secretaria Geral e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República na organização da CONFECOM.
Este decreto entrou em vigor no dia de sua publicação, dia 16 de Abril de 2009.
A esperada conferência foi decretada, sim, agora faça a sua parte. Entre nessa discussão, pois a comunicação de todos e para todos.


Aproveitando, faço o convite. Vamos participar! É PE se mobilizando com o II Encontro Pró-Conferência de Comunicação.
clique para ampliar

Video Institucional do CEA

Jovens do Centro de Comunicação e Juventude no Encontro Estadual do Festival da Juventude

Por Marília Gabriela
mariliagabix@yahoo.com.br


Entre os dias 4 e 5 de abril foi realizado, o encontro estadual do Festival da Juventude, no município de Lagoa de Taenga , estavam presentes jovens das diferentes regiões de Pernambuco. Integrantes que fazem parte do Centro de Comunicação e juventude facilitaram uma oficina a qual, o tema debatido foi Mídia e Juventude. Uma vez que, o Centro vem discutido e participando dos espaços em prol da Comunicação como Direito Humano, levantando a bandeira da Democratização. O interessante foi que, o dialogo foi muito produtivo, pois foram jovens debatendo com jovens, “uma temática que precisar ser mais trabalhada porque é pouco comentada” Jovem Educadora do Giral. Também foi muito ressaltado pelos jovens a integração, dialogo, troca de experiências com pessoas do sertão. Conforme, os depoimentos dos participantes a dinâmica foi boa, pois foi construída em conjunto, ou seja, coletivamente os facilitadores foram um meio para enriquecer o dialogo proposto. Contudo foi uma grande experiência e conquista para o centro na sua visibilidade e divulgação das suas ações. Sem esquecer a autonomia e responsabilidade dos facilitadores que fizeram da oficina um espaço de discussão política e pedagógica.


“Experiência boa, construir junto, gosto muito apesar do cansaço da viagem. Parabenizo a todos deram conta do conteúdo e me sinto realizada” Jovem estudante de Afogados da Ingazeira.