O que é ser uma sociedade midiada?


por Caique Rago
Acabaram os tempos de conversas nas calçadas, todo tipo de "papo" que existia agora é sobre o que passa nos grande veículos de comunicação comercias (TVS/ Rádios/Jornais), isto é, nossa sociedade é midiada, pois nós estamos sempre submisso ao que se publica. A mídia forma nossos conceitos, nossas conversas, mesmo sem percaber, mas grande parte da pupolação deixaram de se falar pelas ruas e esquinas, por conta da manipulação feitas pela maioria das emissoras, que é reproduzida voluntariamente pela sociedade.
Já sabemos que mídia tem grande poder de manipulação, e se tem esse poder, por que não utiliza-lo para a transformação positiva do mundo em que vivemos?
Junte-se a nós nesse movimento pela democratização da comunicação para, enfim, conseguirmos a tão sonhada transformação social...
Mas, como fazer isso?
- Não dê atenção aos vários programas de televisão que violam os valores éticos das pessoas.
-Produza todo tipo de mídia, ou seja, vídeos; fanzines; blogs; fotografias; cante;desenhe;faça teatro; faça grafitagem; grite se for preciso, mas nunca fique em silêncio.

Realizado o 1º Encontro Estadual Pró-Conferência de Comunicação

Por Marília Gabriela e Caique Rago
No dia 26 de março foi realizada a Pró-conferência de Comunicação, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (SINDSEPE) realizado pelo Fórum de Comunicação de Pernambuco (FOPECOM). Estava presente a sociedade civil organizada, grupos e instituições que estão na luta pela Democratização da Comunicação, além do mais, foi composta uma mesa acerca dos temas a serem discutidos: Contexto da Comunicação no Brasil e em Pernambuco, por Edgar Rebouças, professor da UFPE; Conferência (Instrumento de Controle e Participação Social), por André Araripe, Centro de Cultura Luiz Freire; Contexto da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, por Rosário Pompéia.
Mesmo sem o Decreto para realização da Conferência Nacional de Comunicação, a sociedade civil pernambucana se organiza em prol de tal, foi um encontro de grande importância para o Estado, pois diversas conferências já foram realizadas, e por que não uma de comunicação, para construir, planejar, monitorar e avaliar as Políticas Públicas de Comunicação?
Desde então, depois de muita luta da sociedade civil, o Governo Federal anuncia, que estará realizando até o fim deste ano (2009) em Brasília, a tão esperada Conferência Nacional de Comunicação.
De fato, é muito importante a participação da sociedade na construção dessa conferência, pois a comunicação é um direito de todos e é com ela que vamos em busca de uma certa melhoria em nosso contexto político-social.

Encontro Estadual Pró-Conferência de Comunicação


Depois de muita luta da sociedade civil, o Governo Federal anunciou, que estará realizando, até o final de 2009, a Conferência Nacional de Comunicação. Nesse sentido, o Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM) realizará um Encontro Estadual Pró-Conferência de Comunicação, no dia 26 de março de 2009, com a finalidade de iniciar a articulação com a sociedade civil para a criação de uma comissão local Pró-Conferência Municipal(Metropolitana) e Estadual de Comunicação.

Encontro Bimestral - Sábado de Reflexão



por Caique Rago
Era 10h no centro da cidade (Recife), mais precisamente às margens do Parque Treze de Maio na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, que nós, os participantes do Coletivo Espectro Alternativo (CEA), tivemos a oportunidade de se encontrar depois de seis meses de reuniões virtuais.
De acordo com a necessidade de reconstrução da proposta do CEA, foi pensado um momento em que nós pudéssemos reafirmar a identidade na temática do Direito Humano à Comunicação. Foi um dia positivo para o grupo, pois toda estrutura foi repensada, mas infelizmente não contamos com a presença da Ilma. Natália Paraíso, por motivos pessoais.
Além de sermos uma organização que produz mídias alternativas, passamos a apoiar e desenvolver atividades sócio-educativas, na qual vamos fortalecer outras organizações juvenis e instituições. Agora o CEA está a mil, cheio de novidades: Jornais informativos, cartilhas, novas parcerias e uma exposição fotográfica semi-pronta(em breve publicaremos), inclusive, passamos o resto do dia divulgando um pouco o CEA, enquanto fotografávamos.Esse dia, foi um dos milhares encontros para conseguirmos estruturar nosso Coletivo para que, enfim possamos mudar este atual caos na comunicação e no mundo.

A mudança da mulher

por Marília Gabriela
mariliagabix@yahoo.com.br



A mulher sempre foi vista como mãe, esposa e companheira, pois é muito difícil a sociedade admitir a idéia da mulher ir em busca da sua da sua integração, além do mais,essa falta de integração teve grandes influências do passado com a repressão dos pais.
De modo que a criação diferente entre homem e mulher, dificultava as chances no avanço de opiniões, idéias e práticas. Mesmo assim com todos os entraves, elas não desistiram de ir em busca do seu espaço, com tudo isso elas conseguiram atingir grandes posições em todos os ramos. Obtendo tanto sucesso profissional quanto familiar, ou seja, a mulher mudou em relação à só ser dona de casa, podendo conciliar em ser mãe, esposa, e companheira.
Como também, disputar seu espaço lá fora com o homem, todos os ramos profissionais que cabe a ela sua disponibilidade.
Abrindo possibilidades, para aquelas que têm medo e sofre o preconceito, em relação à falta de confiança na mulher, achando que ela não é capaz de assumir um cargo de responsabilidade. Pois, temos vários exemplos que conseguiram de muitas que conseguiram vencer esse preconceito.